domingo, 30 de janeiro de 2011

Império das Idéias

  Essa foi minha última semana de férias e para aproveitar, combinei com uns amigos de assistirmos ao filme A rede social, do diretor Davis Finsher, lançado aqui no Brasil em Dezembro passado. Talvez não por coincidência na mesma época de estréia do longa aqui, a empresa Facebook, através de um novo investimento, valorizou-se em 50 bilhões de dólares. A princípio esperava que a trama mostrasse mais uma idealização de um empresário de sucesso, “self-made”, que através de inteligência e disciplina irrepreensíveis conseguiu alcançar sucesso no mundo dos negócios. Entretanto o filme se supera ao mostrar o lado humano, falho e ambicioso dos dois jovens co-criadores do site, que hoje ultrapassa 500 milhões de usuários.

  Eduardo Saverin, o brasileiro co-fundador, comentou num post a CNBC em Outubro de 2010 que teve a impressão que o filme pareceu ser feito para ser divertido e não fiel aos fatos. Ele enfatizou entretanto o poder da criatividade e do empreendedorismo como base da criação de produtos e empresas transformadores da realidade. “I hope that this film inspires countless others to create and take that leap to start a new business. With a little luck, you might even change the world.”

  A capacidade de captar necessidades, planejar idéias para supri-las e realizar ações inovadoras é o que fez empresas como Facebook surgirem e crescerem. Foi o que fez crescer o conhecimento médico, fez surgir a anestesia ou a penicilina. Como diz Saverin, você pode ser um estudante e transformar o mundo. True innovation is blind. Muitas questões permanecem irrespondidas na busca da cura do câncer ou na assistência de saúde de vítimas da pobreza, por exemplo. E pode ser que estudantes como eu ou você, cheios de ambições e propensos a falhas, poderão vir a encontrar soluções. Dentro do crânio de cada um reside um império.

  Monteiro Lobato escreveu : “Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.” Eu desejo nesse meu início de ano letivo que tenhamos em 2011 sonhos e loucuras capazes de transformar o mundo. Espero que não duvidemos de que mudanças e avanços esperam para serem realizados e que trabalhemos todos os dias por isso. Trabalhemos seja na pesquisa científica, seja na realização de projetos sociais, mas que sejamos empreendedores da saúde mundial.

Um comentário:

  1. sucesso essa citação do lobato. ele é um dos meus herois!

    o saverin tá investindo nesse site: http://www.qwiki.com/
    me convenceu q é o futuro do acesso à informação!

    excelente texto, aninha!

    ResponderExcluir