quarta-feira, 27 de outubro de 2010

When You Believe


linda interpretação das Celtic Woman:



Many nights we prayed, with no proof anyone could hear
In our hearts a hopeful song, we barely understood
Now we are not afraid, although we know there's much to fear
We were moving mountains long, before we knew we could

There can be miracles, when you believe
Though hope is frail, It's hard to kill
Who knows what miracles, you can achieve
When you believe, somehow you will
You will when you believe

In this time of fear, when prayer so often proves in vain
Hope seems like the summer birds, too swiftly flown away
Yet now I'm standing here, my heart so full I can't explain
Seeking faith and speaking words, I'd never thought I'd say

There can be miracles, When you believe (When you believe)
Though hope is frail, It's hard to kill
Who knows what miracles, You can achieve (You can achieve)
When you believe, somehow you will
You will when you believe

They don't always happen when you ask
And it's easy to give in to your fear
But when you're blinded by your pain
Can't see you way clear through the rain
A small but still resilient voice
Says help is very near

There can be miracles (miracles)
When you believe (When you believe)
Though hope is frail
It's hard to kill
Who knows what miracles
You can achieve (You can achieve)
When you believe
Somehow you will
Somehow you will
You will when you believe
You will when you, you will when you believe
Just believe, just believe
You will when you believe

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Testando a teoria da relatividade

 A relatividade não é possível de ser testada em nossa realidade física, por que aplicá-la a meus princípios?

domingo, 17 de outubro de 2010

670 mil doláres

   
"Nós, porém, não somos cupins. Somos homens" Saint-Exupéry*





   22 milhões de dólares foi o que custou o resgate dos 32 mineiros chilenos e um boliviano que se encontravam presos na mina que desabou há aproximadamente um mês. Conta que foi paga por empresas multinacionais interessadas na grande audiência da operação – que ultrapassou a da Copa do Mundo. Por aritmética simples, chegaremos à conclusão que o valor da vida de cada um deles é de cerca de 670 mil dólares.
   Se você pudesse dar um valor a sua vida, de quanto seria? 670 mil dólares? Mais? Menos? Que critério você utilizaria para o cálculo?
   Para minha vida consideraria os investimentos feitos ano a ano em meu crescimento por outras pessoas, como meus pais e a sociedade. Somaria a quantidade de fraldas que usei, às refeições que fiz, lugares que viajei, roupas que vesti, contas de luz, aluguel, água e de escolas particulares; não poderia desconsiderar os investimentos da sociedade especialmente na minha educação já que estudo numa Universidade pública. Quanto isso daria? Não faço idéia; sei apenas que se tivesse que pagar por isso através do meu trabalho futuro acredito que demoraria minha vida inteira. E ainda estaria em débito.
   Nessa lógica, a contribuição trabalhista futura de cada mineiro deveria chegar a 670 mil dólares, pois senão não valeriam o custo do salvamento. Pessoas poderiam ter morrido no empreendimento e mesmo assim seria justificável o sacrifício? A questão, entretanto não deveria ser salvar um trabalhador entre tantos outros, 30 seres humanos entre 6 bilhões, como um cupim num cupinzeiro, mas de salvar uma consciência única.
   Dentro do crânio de cada mineiro existe um cérebro, uma mente, “um império” como diria Saint-Exupéry, com experiências que jamais poderão ser resgatadas após a morte. Família, livros, idéias, amores, amigos, manias, sonhos, gestos; todos que poderão ser esquecidos ou deixar sua marca e lembrança para as próximas gerações. “O ancestral desse mineiro desenhou, em certa ocasião, uma rena na parede de uma caverna, e esse seu gesto, duzentos mil anos mais tarde, ainda está irradiando. Ainda nos emociona. Prolonga-se, ainda em nós. Um gesto de um homem é uma fonte eterna.” S.E.
   Quanto a mim? Não desejo que meus pensamentos morram na escuridão de meu crânio, por isso começo a compartilhá-los hoje. Gosto da serendipidade, de acasos que me levam a descobertas boas, de acontecimentos que me levam a pensar no sentido mais profundo da vida, de fatos que ocorrem sem que eu os tenha planejado, mas que me levam a acreditar no bem, no amor e no valor humanos. Luis Pasteur disse que o acaso só favorece a mente preparada, por isso leio, vejo filmes, oro, e agora escrevo.
   E você? Já chegou à conclusão sobre seu valor? Desista da aritmética, não será possível calcular; considere seus gostos, desejos e amores; considere seus amigos, suas experiências, suas comidas favoritas; considere suas músicas, seus estudos, suas idéias. Eles são seu valor. Não os deixe no escuro!